Há pouco mais de uma semana, “O Professor” Cauby Peixoto faleceu. Cantor mais famoso do Brasil durante a década de 50, Cauby também teve uma bem-sucedida carreira internacional, indo constantemente aos Estados Unidos entre 1955 e 1960. Lá participou de diversos programas de TV e do filme ‘Jamboreé’, ao lado de estrelas da época como Dick Clark e Jerry Lee Lewis, além de ter alcançado o 5º lugar entre os discos mais tocados do ano de 1958 graças ao compacto de 78 polegadas ‘I Go’ (versão em inglês para “Maracangalha”, de Dorival Caymmi).
Por essas bandas, as apresentações são desnecessárias. O mestre lançou cerca de 150 discos e sempre se manteve na ativa, fazendo shows até bem recentemente, no auge de seus 85 anos. Cauby foi o primeiro artista brasileiro a gravar um rock em português – apesar de ter abandonado o gênero rapidamente – e em 1980 recebeu de presente, em comemoração a seus 25 anos de carreira, composições de Roberto e Erasmo Carlos, Tom Jobim, Chico Buarque, Caetano Veloso, entre outros, especialmente escritas para ele. Nós do Azoofa, amantes inveterados da música brasileira, prestamos aqui nossa homenagem e lembramos 8 músicas – dos mais diferentes artistas – que poucos se lembram que ganharam uma versão de Cauby Peixoto. Sim, seu repertório é muito mais que “Conceição”.
# 8 – “I’ve Got You Under My Skin”
Foram duas as vezes em que Cauby homenageou “A Voz”. A primeira foi no disco ’Cauby Canta Sinatra’, de 1995, com participações especiais de Dionne Warwick, Gilberto Gil, Zizi Possi, João Bosco, Caetano Veloso, Nana Caymmi, Emílio Santiago, Rosa Marya Colin, Daniela Mercury e Ney Matogrosso. O clássico “I’ve Got You Under My Skin”, no entanto, ficou de fora do repertório. Somente em 2010, no álbum ’Cauby Sings Sinatra’, que o hit ganhou forma na voz única de Cauby. Nesse trabalho, todas as músicas foram cantadas somente por ele.
# 7 – “Luiza”
O disco ‘Estrelas Solitárias’, de 1982 – com a linda fotografia da capa clicada por Frederico Mendes na praia de São Conrado, no Rio -, saiu com a responsabilidade de manter o cantor nas rádios após o sucesso de ’Cauby Cauby’, de 1980, que emplacou o bolero “Loucura” em diversas estações e na trilha sonora da novela global ‘Baila Comigo’. O destaque acabou sendo a canção “Luiza”, escrita pelo maestro Antonio Carlos Jobim, aqui interpretada no ano de 2014.
# 6 – “Minha Voz, Minha Vida”
Quando comemorou 60 anos de carreira e 80 de vida, Cauby Peixoto lançou um DVD e o box ‘Cauby, o Mito’, contendo 3 discos: ‘Caubeatles’, uma homenagem ao lado romântico dos FabFour, ‘A Voz do Violão’, ao lado do violonista – e também parceiro de palco – Ronaldo Rayol, e o disco ‘Cauby Ao Vivo com Seus Amigos’. O disco intimista trouxe, entre outras grandes versões em voz e violão, “Minha Voz, Minha Vida”, de Caetano Veloso, lançado originalmente em seu álbum ‘Livro’, de 1997.
# 5 – “Yesterday”
Pegando carona ainda na explicação anterior, ‘Caubeatles’ fez parte do box comemorativo de 80 anos de vida e 60 de carreira do Professor. Produzido por Thiago Marques, o disco conta com versões requintadas de clássicos como “And I Love Her”, “The Long and Winding Road”, “My Love”, “Help”, entre outras. “Yesterday”, a música mais executada do mundo, ganhou uma roupagem especial graças ao arranjo, piano e pads do gaúcho Keco Brandão, responsável também por batizar o trabalho.
# 4 – “Imagine”
Ainda insistindo no tema (afinal não é todo dia que Cauby Peixoto canta Beatles…), o disco ‘Caubeatles’ conta com 12 músicas, mas duas não fazem parte do repertório dos garotos de Liverpool, e sim das carreiras solo dos seus principais integrantes. “My Love” é da banda Wings – consta no segundo álbum, ‘Red Rose Speedway’, de 1973 -, formada por Paul McCartney, e “Imagine”, é de John Lennon e dispensa comentários. Paulo Ricardo que nos perdoe, mas com o Cauby tá mais autêntica.
# 3 – “Unforgetalble”
O primeiro sucesso de Cauby Peixoto no Brasil foi “Blue Gardênia” versão em português para o o hit de Nat King Cole. Admirador assumido do americano, o brasileiro chegou a dividir o palco com ele em uma das excursões pelos Estados Unidos, ainda nos anos 50, e homenageou-o depois no disco ’Cauby Sings Nat King Cole’, lançado em 2015, desta vez mantendo as letras originais, em inglês. O mega hit “Unforgetalble” abre o trabalho.
# 2 – “Faz Parte do Meu Show”
O disco ‘Grandes Emoções’, de 1991, traz um repertório bastante variado. Frank Sinatra, Altemar Dutra, uma nova versão de “Conceição” – reza a lenda que Cauby regravou a música dezenas de vezes -, um medley do Rei Roberto Carlos e… Cazuza! Sim, um ano após a morte do cantor e compositor carioca, O Professor deu sua roupagem peculiar à canção “Faz Parte do Meu Show”, lançada originalmente em 1988.
# 1 – “Ne Me Quitte Pas”
Composta pelo cantor e compositor belga Jacques Brel no ano de 1959, “Ne Me Quitte Pas” é uma das músicas mais regravadas do mundo. Ganhou versões em 24 idiomas diferentes e, aqui no Brasil, ficou conhecida principalmente nas vozes de Maysa, Cássia Éller e, mais recentemente, Maria Gadú. No topo do nosso ranking de hoje está a não menos brilhante versão de Cauby Peixoto, gravada no histórico programa ‘Ensaio’, em 1991.
***