Ontem, dia 21 de abril, uma notícia pegou todos do Azoofa de surpresa: a morte da lenda do pop, Prince. 2016 vem sendo um ano duro para a música mundial. Ainda não estamos nem na metade do ano e já perdemos gente do calibre de David Bowie, Keith Emerson e Naná Vasconcelos. Como de costume em ocasiões como essa, salvamos a data para relembrar – e celebrar – o trabalho do artista. No caso, d’O Artista.
Prince fez muita coisa. Suas mil caras retratam bem a diversidade de sua obra. Ao todo foram lançados trinta e nove discos de estúdio, sendo o de estréia, ’For You‘, de 1978. O auge viria seis anos depois, com ’Purple Rain‘ – filme musical estrelado e com trilha sonora assinada por ele -, que lhe rendeu inclusive um Oscar na categoria Trilha Sonora Original de Musical, extinta no ano seguinte.
Foi nessa época sua primeira indicação a um prêmio. ”International Lover” concorreu ao Grammy na categoria Melhor Performance Masculina de R&B, mas não levou. Alías, em matéria de Grammy, Prince também foi muito bem-sucedido. De trinta e duas indicações, levou sete estatuetas.
Pra tentar não chover tanto no molhado em meio a uma série de homenagens que estão acontecendo, separamos oito canções d’O Artista que bateram na trave em grandes premiações, mas não venceram. Injustiçadas que sequer foram lembradas pelos premiadores também entram no páreo. Aumente o som – e preste atenção em suas inúmeras mudanças de visual! Vale a pena.
# 8 – “Black Sweat”
Segundo single do álbum ‘3121‘ – seu 31º, lançado em um dia 21 – “Black Sweat” leva o jeitão dos megahits “Kiss” e “When Doves Cry”. A música foi indicada ao Grammy nas categorias Melhor Música de R&B e melhor Performance Masculina de R&B, mas acabou perdendo para ”Be Without You”, de Mary J. Blige, e “Heaven”, de John Legend.
# 7 – “Partyman”
Extremamente bem-sucedido comercialmente, ‘Batman‘ – seu 11º disco de estúdio e trilha sonora do primeiro filme da série, dirigido por Tim Burton -, até chegou a beliscar um par de Grammys, sendo um com a canção “Batdance” e outro pela performance de Prince no vocal, mas sem êxito. “Partyman” também merecia uma lembrança! Que música…!
# 6 – “U Got The Look”
Single mais aclamado do duplo ‘Sign o’ the Times‘, ou ‘Sign ‘☮’ the Times‘, de 1987, “U Got The Look” contou com a participação da cantora escocesa Sheena Easton e teve seu famoso clipe gravado em Paris. Com duas indicações ao Grammy na cerimônia de 1988, não levou nenhuma.
# 5 - ”Money Don’t Matter 2 Night”
Uma das mais famosas canções junto à fiel banda de apoio The New Power Generation – que acompanhou o cantor em quatro discos – “Money Don’t Matter 2 Night” retratou em seu clipe original, dirigido por Spike Lee, as dificuldades de uma uma família americana negra e pobre. Considerado politizado demais pela gravadora, o vídeo da música ganhou uma nova versão, desta vez estrelado por Prince e sua banda. Infelizmente não chegou a concorrer a nenhum prêmio.
# 4 – “Sign o’ the Times”
Primeira música de trabalho do disco de mesmo nome, chegou a atingir o terceiro lugar das paradas da Billboard em 1987 e ser considerada a melhor canção do ano pela NME e pelo Village Voice, além de alcançar a posição 304 na lista das 500 Melhores Músicas de Todos os Tempos da revista Rolling Stone. Mas, prêmio, que é bom, nada! Chegou a concorrer a Grammys nas categorias Melhor Música R&B e Melhor Performance de Duplas/Grupo em 1988, mas perdeu para para Club Nouveau, com “Chicago Song”, e Aretha Franklin & George Michael, com “I Knew You Were Waiting (For Me)”.
# 3 – “Gett Off”
Com incríveis recordes de popularidade, “Gett Off” chegou ao topo das paradas Dance dos Estados Unidos e colocou Prince como o artista masculino mais bem-sucedido da história nessa lista – números igualados também por Michael Jackson e Enrique Iglesias. Na corrida por um troféu de Gramofone, no entanto, ficou atrás de do grupo vocal Boyz II Men, com a canção “Cooleyhighharmony”.
# 2 – “The Most Beautiful Girl in the World”
Prince tocou no Brasil apenas uma vez, durante o Rock In Rio II, em 1991, mas a curta passagem rendeu bons frutos. Por essas bandas O Artista se apaixonou e viveu um breve romance com a modelo fluminense Marianne Cotrin, há quem diga, a musa inspiradora da canção “The Most Beautiful Girl in the World” – ela, inclusive, participa do clipe ao lado de outras beldades. Na disputa de Melhor Peformance Pop Masculina no Grammy de 1995, acabou sendo derrotada por ”Can You Feel The Love Tonight”, de Sir Elton John.
# 1 – “1999″
“1999″ é um clássico absoluto! Canção que dá nome ao seu quinto disco – o grande divisor de águas de sua carreira e primeiro a figurar entre os dez primeiros da Billboard 200 -, ” 1999″ protesta contra a proliferação nuclear e foi o primeiro hit de Prince a atingir o topo das paradas fora dos Estados Unidos. Inacreditavelmente não possui nenhum prêmio ou indicação. Sem mais comentários.
***